Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
30/07/2021

Câncer de cabeça e pescoço

Câncer de Cabeça e Pescoço

Final de mês chegando, mas ainda dá tempo de conversarmos sobre o câncer de cabeça e pescoço. Anualmente, cerca de 40 mil novos casos dessa doença são relatados no Brasil.

A clínica São Matheus, busca conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença para obtenção de um diagnóstico precoce, ampliando as taxas de cura com menos sequelas. Os tipos de tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.

Maiores causadores desse tipo de tumor são: tabagismo, que ao se aliar ao álcool se torna ainda mais perigoso, o HPV que tem um vírus que causa a infecção da pele e mucosa, dentadura mal adaptada.

E os sintomas que fazem o paciente procurar médicos especialistas nessa área de atendimento são: rouquidão persistente, caroço no pescoço, irritação ou dor de garganta, dificuldade ao mastigar e engolir, mancha vermelha ou esbranquiçada na boca ou dentes moles.

A orientação é procurar um médico ou dentista, caso sejam identificados um ou mais dos principais sintomas e sinais – ferida no rosto/boca que não cicatriza.


Quais exames podem ser realizados para identificar esse tipo de câncer?

O principal exame para detecção é a observação direta da lesão através da abertura da boca, usando abaixador de língua (palito de madeira e lanterna), no caso de uma lesão da cavidade oral, local mais frequente dos tumores de mucosa.

Em tumores mais profundos, como os de laringe, hipofaringe e nasofaringe, é necessário o emprego do nasofibrolaringoscópio, aparelho que dispõe de uma fibra óptica dotada de uma luz intensa na extremidade, para permitir a visualização da cavidade nasal (nasofibroscopia), faringe e laringe (laringoscopia).

Encontrada a lesão suspeita, a biópsia é obrigatória e deve ser realizada sem perda de tempo, geralmente sob anestesia local. O material retirado será encaminhado para exame microscópico.

Às vezes, são necessários exames auxiliares para chegar ao diagnóstico, como: Ultrassonografia, Radiografia panorâmica de mandíbula ou Tomografia computadorizada.
Outras categorias