Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
23/12/2021

Como diferenciar a Influenza da COVID-19?

Qual a diferença entre Influenza e COVID-19?

Talvez você saiba a mais básica delas: a COVID-19 é causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Já a influenza é causada pelos vírus da Influenza.

A influenza é uma grande família de vírus. Dentro do conjunto da influenza A, há o vírus H1N1  responsável pela pandemia de 2009 e o H3N2. Este circula no Brasil desde 2015 e acomete principalmente crianças e idosos, que podem necessitar de internação em casos mais graves.

Sintomas similares.

Em termos de manifestação clínica, tanto a influenza A e B, quanto o coronavírus, podem causar dor de garganta, febre, dor no corpo, mal estar, sensação de febre sem ter aumento da temperatura, espirro e tosse. Fica mais complicado olhar e dizer se é influenza ou se é o novo coronavírus. Sendo assim, é muito importante contar com exames complementares que ajudem em um diagnóstico mais preciso que diga se é outra infecção.

Quais as diferenças?

Apesar da Influenza causar doença leve a grave, na COVID-19 a manifestação grave é mais comum em alguns grupos específicos. Não podemos deixar de citar dois sintomas muito característicos da COVID-19: perda de olfato e paladar. 

Período de transmissibilidade

Para ambas as doenças, é possível tornar-se um transmissor pelo menos 1 dia após infecção. Mas a COVID-19 pode ser contagiosa por um período maior.

Ainda não é certo por quanto tempo após infectar-se alguém é capaz de transmitir o SARS-CoV-2. As pesquisas apontam para um período de até 10 dias após início dos sintomas.
Já na Influenza, o período de contágio maior é entre o 3° e 4° dia, porém é possível permanecer transmissor até o 7° dia de doença. 

A transmissão nos dois casos acontece por gotículas que são liberadas pela tosse, espirro ou fala. Ainda pode ocorrer a transmissão em aperto de mão ou contato com superfícies contaminadas.

As seguintes complicações são comuns a ambas as doenças:
  • Pneumonia
  • Insuficiência respiratória
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave
  • Sepse
  • Eventos cardiovasculares (infarto ou AVC)
  • Falência múltipla de órgãos
  • Exacerbação de doenças crônicas
  • Inflamação em órgãos
  • Infecção bacteriana secundária

Diferenças

Aqui citaremos duas complicações específicas da COVID-19: Trombose arterial ou venosa e a Síndrome Multissistêmica inflamatória em Crianças. 

E para se prevenir? Vacine-se!

Para a Influenza, diversas vacinas já foram aprovadas e são produzidas anualmente para proteger contra 3 ou 4 cepas do vírus da Influenza, aquelas que os pesquisadores antecipam que irão circular a cada ano. 

Já a COVID-19 possui vacinas aprovadas em caráter de uso emergencial, e muitas outras ainda estão no processo de aprovação ou testagem. 

 
Outras categorias