08/05/2021

Dia Nacional da Luta contra a Endometriose

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de manter exames em dia e, dessa maneira, facilitar o diagnóstico da endometriose, 8 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose.

A doença atinge cerca de 6 milhões de mulheres no país, sendo caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, em outras partes do corpo.

Entre seus sintomas, além de causar cólicas e outras dores intensas na região íntima, a endometriose também pode ser responsável por problemas de obstrução urinária e infertilidade.

Uma doença que não tem cura, mas possui tratamento.

O modo ideal de minimizar os impactos desse distúrbio crônico é com tratamentos, feitos tanto por meio de acompanhamento médico e até mesmo por pequenas ações no seu dia a dia.
  • Exercícios físicos (atividades físicas estimulam uma glândula cerebral que secreta endorfina, substância que ajuda a inibir a produção de estrogênio nos ovários. A consequência disso tudo é desaceleração do crescimento do endométrio);
  • Alimentação saudável (fuja de alimentos fritos, ultra processados ou ricos em glúten. Eles contribuem para a inflamação do endométrio e pioram o quadro das dores).
Qual exame é o mais indicado para suspeita de endometriose?

A ressonância magnética é um exame frequentemente solicitado para a avaliação das mulheres com suspeita de endometriose.

A endometriose pode ser dividida em: superficial, ovariana e profunda. A ressonância magnética pode identificar a endometriose ovariana e a endometriose profunda.

A ressonância magnética possibilita uma avaliação completa da pelve, devido a aquisições de múltiplos planos, com excelente resolução anatômica e espacial.

Para você que necessita realizar esse tipo de exame, oferecemos nas duas unidades da Clínica São Matheus.