06/06/2022

Doenças Respiratórias

Doenças respiratórias. O que você precisa saber?

Mudanças bruscas de temperatura, doenças como gripes e COVID-19 são motivos para gerarem doenças pulmonares em uma grande parcela da população.
O pulmão é um dos órgãos mais importantes do corpo. Vital para a nossa sobrevivência, é ele o epicentro do sistema respiratório, que oxigena o sangue e converte o tipo venoso em sangue artéria.
Por sua importância, ele deve ser muito bem preservado, não é mesmo?

Mas você sabe quais as doenças respiratórias mais comuns encontradas em nossa sociedade?

São várias as doenças pulmonares, entre elas as mais conhecidas são: asma, bronquite crônica, sinusite, rinite, enfisema pulmonar, pneumonia.

Os principais sintomas das doenças respiratórias.

Embora alguns sintomas das doenças respiratórias sejam os mesmos para vários distúrbios, eles podem várias de acordo com o tipo de condição respiratória. Os sintomas de doenças respiratórias mais comuns são:
  1. Espirros;
  2. Coceira no nariz, olho ou garganta;
  3. Irritação dos olhos;
  4. Coriza;
  5. Congestão nasal;
  6. Dor de garganta;
  7. Tosse;
  8. Dor muscular;
  9. Fadiga;
  10. Chiado e dor no peito;
  11. Falta de ar;
  12. Ronco;
  13. Pressão ou dor facial.
Quando você apresenta sinais clínicos de problemas respiratórios, você sabe quais os exames de imagem podem ser solicitados por seu médico?

São vários os exames de imagem que o seu médico poderá solicitar como: radiografia do tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e cintilografia pulmonar.

Como evitar os problemas respiratórios.
Para evitar as infecções respiratórias, é recomendado evitar locais aglomerados, o contato com pessoas infectadas e sempre lavar as mãos e evitar colocar objetos no nariz ou boca, pois são as principais formas de contágios.
Também é recomendado manter o sistema imune equilibrado, o que é facilitado com uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, grãos e antioxidantes, como vitamina C, presente nas frutas. Além disso, evitar ambientes muito úmidos, com excesso de poeira, mofos e ácaros é recomendado para evitar alergias, que podem ser acompanhadas de uma infecção.