Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
15/08/2023

Dores Abdominais

Dores intestinais, o que pode ser?

A dor intestinal pode ser causada por uma variedade de fatores e condições médicas. É importante lembrar que apenas um médico pode fazer um diagnóstico preciso após avaliar seus sintomas e realizar os exames necessários. No entanto, aqui estão algumas possíveis causas de dor intestinal:

Gases e distensão abdominal: A acumulação de gases no intestino pode causar desconforto e dor. Isso geralmente é acompanhado por sensação de inchaço e pode ser aliviado através da eliminação dos gases.

Indigestão: Comer alimentos pesados, gordurosos ou picantes pode levar a uma sensação de desconforto no abdômen, conhecida como indigestão.

Síndrome do Intestino Irritável (SII): A SII é uma condição crônica que causa dor abdominal, inchaço e alterações no padrão do movimento intestinal. Pode ser desencadeada por estresse, dieta e outros fatores.

Constipação: Quando o trânsito intestinal é lento e as fezes se acumulam, pode causar dor e desconforto abdominal.

Infecções intestinais: Infecções virais, bacterianas ou parasitárias podem causar dores abdominais, muitas vezes acompanhadas de sintomas como diarreia, náuseas e febre.

Inflamação: Condições inflamatórias como a doença de Crohn e a colite ulcerativa podem causar dor abdominal, frequentemente associada a diarreia, perda de peso e outros sintomas.

Apendicite: A inflamação do apêndice pode causar dores agudas no quadrante inferior direito do abdômen. A apendicite é uma emergência médica que requer atenção imediata.

Pedras nos rins: As pedras nos rins podem causar dor intensa na parte inferior das costas e abdômen.

Hérnias: Uma hérnia ocorre quando um órgão ou tecido se projeta através de uma abertura na parede abdominal. Isso pode causar desconforto ou dor.

Tumores ou crescimentos: Tumores no intestino ou em órgãos vizinhos podem causar dor, especialmente se estiverem pressionando os tecidos circundantes.

Essas são apenas algumas das possíveis causas de dor intestinal. Se você estiver experimentando dores persistentes, graves ou preocupantes, é importante procurar a avaliação de um médico para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.

Quais os exames de imagem que podem ser utilizados para identificar essas dores intestinais?

Alguns exames de imagem que podem ser recomendados para investigar dores intestinais incluem:

Ultrassonografia abdominal: Esse exame usa ondas sonoras para criar imagens dos órgãos internos do abdômen, incluindo o intestino, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Tomografia computadorizada (TC) abdominal: A TC utiliza raios X para criar imagens transversais detalhadas dos órgãos abdominais, o que pode ajudar a identificar problemas como inflamações, obstruções ou tumores.

Ressonância magnética (RM) abdominal: A RM usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos internos. É especialmente útil para visualizar tecidos moles e pode ser utilizado para examinar o intestino e os órgãos adjacentes.

Colonoscopia: Embora não seja um exame de imagem tradicional, a colonoscopia é um procedimento no qual um tubo flexível com uma câmera é inserido no reto para examinar o cólon e o intestino grosso. Isso pode ajudar a identificar inflamações, pólipos, tumores e outras condições.

 
Outras categorias