Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
06/05/2022

Dores no joelho identificados na ressonância magnética

Dores no joelho identificados na ressonância magnética

Por sedentarismo, obesidade ou uso de exercícios feitos de forma errada podem acarretar lesões no joelho de muitas pessoas.

Apresentando essas dores, é preciso procurar ajuda de um ortopedista que irá indicar uma clínica de diagnóstico por imagem para a realização dos exames necessários para detectar o problema apresentado pelo paciente.

Muita das vezes é solicitado o exame de ressonância magnética que consegui detectar e caracterizar o tipo de lesão.  

Quais as lesões de joelho necessitam de identificação através da ressonância magnética?

Lesões de menisco: este tipo de lesão é mais frequentemente associado ao movimento de rotação do joelho, mas no diagnóstico clínico também existem relatos de dor ao agachar e subir escadas. A ressonância magnética é utilizada nestes casos para confirmar se a lesão existe e se existem outras alterações associadas.

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): é relacionada à torção do joelho quando o pé está fixo no solo e o corpo gira em relação à perna. Também pode ocorrer durante agachamentos, hiperflexão do joelho ou ainda por traumatismos diretos. A lesão do LCA geralmente é acompanhada por derrames articulares, o que dificulta o exame clínico. Na suspeita diagnóstica, é importante que seja realizado o exame de ressonância magnética, que poderá confirmar a lesão e ainda identificar outras alterações associadas.

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): o LCP pode ser lesado por meio de traumatismos direto, como um acidente de carro, ou por traumatismos indiretos, como durante a realização de esportes em que ocorra hiperflexão ou hiperextensão do joelho. Para o diagnóstico correto a ressonância magnética é fundamental pois ela mostra o local exato da lesão e se existem alterações associadas.

Lesões de cartilagem do joelho: são lesões que podem ser ocasionadas tanto pelo traumatismo direto como por microtraumas de repetição. A ressonância magnética auxilia na demonstração da profundidade e extensão da lesão, contribuindo para a indicação do tratamento.

 
Outras categorias