Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
16/05/2023

Exames de imagens para gestantes.

Exames de imagem, que devem ser realizados na gestação.
 
Durante a gestação, existem vários exames de imagem recomendados para monitorar a saúde da mãe e do feto. Esses exames visam identificar possíveis complicações e garantir um desenvolvimento saudável da gravidez. Embora as práticas possam variar de acordo com o país e as diretrizes médicas locais, geralmente são recomendados os seguintes exames de imagem:

1.       Ultrassonografia: A ultrassonografia é o exame mais comum durante a gravidez. Ela pode ser realizada em diferentes momentos para verificar o desenvolvimento fetal, a idade gestacional, a vitalidade do feto, o crescimento adequado, a posição da placenta, a quantidade de líquido amniótico, bem como identificar anomalias congênitas.

2.       Ultrassonografia Doppler: Esse tipo de ultrassonografia avalia o fluxo sanguíneo nas artérias uterinas e umbilicais. É útil para verificar a circulação sanguínea do feto e detectar sinais de restrição de crescimento intrauterino ou pré-eclâmpsia.

3.       Ressonância magnética (RM): A RM é utilizada em situações específicas, quando a ultrassonografia não é suficiente para obter informações detalhadas. Ela pode ser usada para investigar anomalias fetais mais complexas ou avaliar certas condições maternas.

4.       Teste de translucência nucal: É uma ultrassonografia realizada entre 11 e 14 semanas de gestação para avaliar a espessura da translucência nucal do feto. Esse exame auxilia na detecção precoce de algumas anomalias cromossômicas, como a síndrome de Down.

5.       Ecocardiografia fetal: Esse exame é realizado para avaliar o coração do feto, detectando possíveis malformações cardíacas.

É importante ressaltar que a necessidade e a frequência desses exames podem variar de acordo com fatores individuais, como a idade gestacional, histórico médico da mãe e riscos específicos identificados durante a gravidez. Portanto, é fundamental consultar um médico obstetra para obter informações atualizadas e orientações específicas sobre os exames de imagem durante a gestação.
 
Outras categorias