04/01/2023

Importância do Check-Up Anual

Comece 2023, realizando o seu check-up anual.

A clínica São Matheus, recomenda a todos os nossos pacientes que iniciem 2023, cuidando da sua saúde que é o seu maior patrimônio. O check-up é um procedimento médico que une exames clínicos, exames laboratoriais e de imagem no diagnóstico de doenças ou condições predisponentes de forma precoce.

Importância do check-up anual

Em um check up anual, muitas doenças silenciosas e que se tornam fatais podem ser diagnosticadas em seu início. Muitas vidas são salvas, nesse momento.

Como se dividem os tipos de check-ups médicos?

Check-up em mulheres

Todas as mulheres devem realizar exames anuais para avaliar a saúde e prevenir doenças. Conheça os exames que não podem faltar no check-up médico:

• Papanicolau;
  • Mamografia;
  • Ultrassonografia Transvaginal
Check-up em homens

Os exames essenciais para os homens no check-up são:

• Toque retal;
  • Dosagem de PSA.
Check-up fitness

O check-up fitness consiste em uma bateria de exames que determina a aptidão física dos pacientes. Além disso, é capaz de analisar a saúde clínica e o histórico alimentar. Esses exames são indicados para pessoas sedentárias que desejam iniciar a prática de atividades físicas.
Todos os exames:
  • Anamnese clínica e esportiva;
  • Avaliação física completa;
  • Consulta nutricional;
  • Análises clínicas;
  • Teste cardiopulmonar
  • Densitometria Óssea do paciente.
Conheça os exames mais solicitados pelos médicos para um check-up de qualidade.

Saiba um pouco mais sobre os exames solicitados no check-up completo:

HEMOGRAMA

O exame analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias); glóbulos brancos (leucocitos), plaquetas (coagulação sanguínea).

GLICEMIA EM JEJUM

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente podendo identificar casos de diabetes e pré diabetes, além de ser importante para o controle das pessoas que já possuem esses diagnósticos.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

O exame mede os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).

UREIA E CREATINA

Avalia o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo se assintomático.

TGO (AST) E TGP (ALT)

O exame quantifica as enzimas TGO e TGP e avalia o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém não são específicas para o diagnóstico destas doenças.

TSH E T4 LIVRE

Avalia o funcionamento da glândula tireóide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens de ácido úrico são frequentemente associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

EXAMES DE URINA

Este exame serve para analisar de forma microscópica as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Além disso, são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.

ELETROCARDIOGRAMA

O exame de eletrocardiograma consiste em medir a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.

TESTE ERGOMÉTRICO

O teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo e consiste em o paciente realizar um esforço físico gradual em uma esteira rolante ou bicicleta.

ECOCARDIOGRAMA

O exame consiste em uma ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras e cores que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
Saiba que a São Matheus, conta com vários exames de imagem para a realização do seu check-up e laboratório no local para a realização dos seus exames sanguíneos.