Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
17/03/2023

Março Amarelo: Nossos rins, precisam de uma atenção especial.

Março Amarelo: Nossos rins, precisam de uma atenção especial.

Março Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais. Durante este mês, são realizadas diversas ações para alertar a população sobre os principais fatores de risco para as doenças renais, bem como sobre a importância de hábitos saudáveis e do acompanhamento médico regular para prevenir e detectar precocemente essas doenças.

As doenças renais são muito comuns e afetam pessoas de todas as idades. Algumas das principais causas incluem hipertensão arterial, diabetes, obesidade, histórico familiar de doença renal, tabagismo e uso de determinados medicamentos.

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo, sendo responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Quando há algum problema renal, podem ocorrer diversas complicações, como insuficiência renal, pressão alta, anemia e desequilíbrios eletrolíticos, entre outros.

Portanto, é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas das doenças renais, como dor lombar, urina com sangue, inchaço nas pernas, náuseas, vômitos e cansaço excessivo. Além disso, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, controlar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Para detectar maiores problemas nos rins, saiba quais exames são indicados.

Existem vários exames que podem ser indicados para diagnosticar problemas nos rins. Alguns dos mais comuns incluem:

Exame de urina: Este é um teste simples que verifica a presença de sangue, proteína ou outras substâncias anormais na urina, o que pode ser um sinal de problemas renais.

Exame de creatinina: A creatinina é uma substância produzida pelos músculos e excretada pelos rins. O exame de creatinina mede a quantidade de creatinina no sangue, o que pode indicar como os rins estão funcionando.

Taxa de filtração glomerular (TFG): Este é um teste que mede a taxa de filtração dos rins. É um teste mais preciso para medir a função renal do que o exame de creatinina.

Ultrassom renal: Este é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos rins. Pode ser usado para detectar problemas como cistos, tumores ou pedras nos rins.

Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM): Estes exames de imagem mais sofisticados podem ser usados para avaliar o tamanho, forma e estrutura dos rins e detectar problemas como tumores ou obstruções.

Biópsia renal: Em alguns casos, pode ser necessária uma biópsia renal para determinar a causa de um problema renal. Este procedimento envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido renal para análise em laboratório.

O tipo de exame indicado dependerá da condição específica do paciente e das suspeitas do médico em relação ao problema renal em questão. O médico responsável pelo cuidado renal deve ser consultado para determinar os exames necessários para um diagnóstico adequado.

 
Outras categorias