Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Agendamento de exames e acesso aos resultados online para clientes e médicos.

AGENDAR EXAMES

ACESSAR

RESULTADOS DE EXAMES

ACESSAR

ÁREA MÉDICA

ACESSAR

CONVÊNIOS

ACESSAR
14/12/2022

Sinusite: o uso de exame de imagem para auxiliar no tratamento da doença.

Sinusite: o uso de exame de imagem para auxiliar no tratamento da doença.

Vários são os brasileiros que sofrem com a sinusite, uma inflamação que acomete os seios da face.

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, sensação de peso no rosto e corrimento nasal. A testa e maçã do rosto, são as partes mais atingidas pela sinusite.

A sinusite pode ser causada por vírus influenza ou bacteriana. E seu grau de agressividade, deve ser verificada através de exames de imagem.

Raio-X

Este exame é indicado para confirmar quadros de sinusite e rinossinusite. Sem a necessidade de preparo, o exame não provoca dores e é realizado rapidamente. Com ele, é possível identificar até mesmo inflamações profundas e obstruções faciais que outros exames não poderiam identificar.

Tomografia Computadorizada

Ideal para verificar toda a anatomia dos seios nasais. Indicado quando a sinusite está fora do comum e que muitas vezes necessitam de intervenção cirúrgica.

Endoscopia Nasal

Inserido pelo nariz, o aparelho vai visualizar toda a cavidade nasal.

Ressonância Magnética

É possível avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite, além de tumores e nódulos da região. Assim como a tomografia, o exame também pode ser feito com o contraste. Independente da forma de realização, é um exame rápido e indolor. 

Oferecendo imagens nítidas dos ossos que delimitam os seios paranasais, a ressonância magnética serve como exame complementar – o que permite um diagnóstico ainda mais completo. 

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes por via oral, além de lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%, descongestionante nasal tópico e sprays nasais. Em casos crônicos, persistentes ou redicivantes, a cirurgia pode ser indicada para drenagem das secreções, abertura, correção de bloqueios e ampliar a ventilação dos seios da face.

 
Outras categorias