28/04/2021

Teste de RT-PCR.

Teste de RT-PCR, o que você sabe sobre esse exame?

O teste mais recomendado e utilizado para diagnosticar a COVID-19 é o teste RT-PCR! Esse é um teste muito importante que ajuda a descobrir quem está com a doenças e ajuda a salvar muitas vidas. O exame RT-PCR consegue detectar a presença do coronavírus diretamente da mucosa retirada da nasofaringe.

Esse é o famoso teste do cotonete ou como deve ser corretamente chamado de Swab. Nele é coletado a secreção respiratória onde será analisado o material genético do vírus.

Ele deve ser realizado no momento que você apresentar algum sintoma que indica ser da COVID-19. O teste deve ser feito de 1 a 9 dias ao surgimento dos sintomas. Independente se é de forma particular ou através da cobertura do plano de saúde, o exame deve ser solicitado por um médico.

O tempo médio para sair o resultado é de até 3 dias.

Fica uma observação importante!

Muitas pessoas confundem o teste de RT-PCR com o teste sorológico.

As sorologias para COVID-19 são testes que detectam no sangue do indivíduo a presença de anticorpos da classe IgM, IgA ou IgG contra proteínas do vírus SARS-CoV-2. A presença de anticorpos não significa proteção contra infecção ou doença, apenas evidência de exposição ao SARS-CoV-2 por infecção natural ou pós-vacina, ou ainda exposição a outros coronavírus.

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre esse assunto tão importante e continuem se cuidando.

RESP. TÉC. DR. MAURÍCIO FOGLIATTO ZACARAIS     CRM/GO 13525     RQE Nº7665