07/12/2022

Ultrassom de ombro - Quando fazer esse exame?

Se tem uma parte do corpo que muitas pessoas apresentam problemas, seja por desgaste natural da idade, acidentes ou lesões realizando alguma atividade é o ombro.

Nosso ombro é constituído de 4 tendões e 4 músculos. Quando essa parte do corpo apresenta lesões, o médico ortopedista tem como uma das opções o uso da ultrassonografia.

Caso o problema seja ainda mais complexo, o médico pode realizar outros exames de imagem como ressonância magnética ou tomografia.

Sobre o exame.

Esse é considerado um exame não invasivo, sem radiação e de alta qualidade. Ele pode ver com detalhes o ombro do paciente.

Pode ser feito por qualquer idade e não necessita de jejum para a realização dele.

Quando é indicado.

Esse exame é o primeiro a ser feito quando é preciso fazer uma análise específica para identificar alguma alteração ou lesão na região.

Por isso, o ultrassom de ombro auxilia no diagnóstico de inflamações na área, como tendinite, além de avaliar ruptura dos tendões, problemas degenerativos, bursite e até fraturas.

É considerado também um exame articular, pois ele investiga as estruturas periarticulares do ombro, ou seja, essa ultrassonografia consegue visualizar as estruturas mais densas do local.

Problemas que podem ser identificados.
  1. Bursites – inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura com líquido localizado entre um tendão, pele ou osso para amortecer impactos. É considerada uma das principais causas de dores nos ombros;
  2. Tendinopatias (tendinites) – inflamação do tendão, estrutura que une músculo e osso;
  3. Ruptura de tendão – rotura tendinosa é o rompimento de um ou mais tendões, podendo ser total ou parcial;
  4. Derrames articulares – acúmulo de líquido na articulação e que, normalmente, é causado por quedas, pancadas, infecções ou problemas articulares crônicos;
  5. Artrites – inflamação de uma ou mais articulações, que gera dor e rigidez no local;
  6. Alterações dos ligamentos, estiramentos e rupturas.
Observação importante!

A ultrassonografia de ombro não avalia alterações ósseas mais graves, como a artrose da região. Nesse caso, apenas a radiografia ou a tomografia computadorizada conseguirão identificar essa patologia.

A ressonância magnética, também pode ser usada para se ter um melhor esclarecimento de alguns problemas no ombro.